Blueberry Submarine

Nicole da Rosa

Passei apenas quatro dias em Copenhagen mas foi o suficiente pra me apaixonar pela cidade. Além do lugar ser lindo, eu senti algo que não sentia há algum tempo durante as minhas viagens; mesmo cansada, depois de um dia inteiro caminhando durante horas e mais horas, eu não queria voltar pro hotel no final do dia. Só queria continuar caminhando, explorando, fotografando cada cantinho de Copenhagen. Eu não queria perder a oportunidade de descobrir uma rua com prédios coloridos ou um café escondido. Diversas coisas me conquistaram por lá. Uma delas foi sem dúvida a cena gastronômica da cidade. Os restaurantes super avant-gardistes, os cafés com os interiores mais incríveis que eu já vi, as padarias com os seus doces saborosos…
Antes de partir, eu tinha preparado uma longa lista de lugares que eu queria muito visitar mas claro que não consegui visitar nem a metade da metade. Então, uma pequena lista com alguns que eu gostei muito e que quando eu voltar pra Copenhagen provavelmente voltarei. Não, infelizmente eu não visitei o Noma, mas tive a oportunidade de conhecer outros lugares bem legais. Também vou falar um pouquinho do hotel onde me hospedei por lá e dar uma dica de um café bonitinho em Malmö na Suécia, cidade onde passei uma tarde.
Espero que gostem!

1/2. Central Hotel og Café 3. Café lillebror 4. RADIO

1/2. Central Hotel & Café
3. Café lillebror
4. RADIO

Central Hotel & Café (1/2)
Tullinsgade 1, 1618 København V
Esse café é um verdadeiro charme! Ele fica dentro do menor hotel do mundo (só tem um quarto!) e o bairro é muito legal. Além disso, o cappucino é incrível e o biscoitinho amanteigado servido com ele é uma delícia.

Café Lillebror (3)
Jarmers Pl. 1, 1551 København V

DSCF6876

Esse café ficava na esquina do hotel onde eu estava hospedada então acabei indo duas vezes. O café lillebror é o segundo projeto do Samuel Nutter e Victor Wagman, que eram nada mais nada menos que sous-chefs no Noma. Eles abriram um restaurante chamado BROR, que fica na outra esquina do café, e o lillbror veio mais tarde.

RADIO (4)
Julius Thomsens Gade 12, 1632 København

CDRK0393

Os vegetais são orgânicos e frescos vindo diretamente dos dois hectares de horta do próprio restaurante, localizada no interior de Copenhagen. Então o menu muda constantemente oferecendo apenas pratos com os ingredientes da estação. Como é outono, pude provar pratos feitos com alguns ingredientes que adoro como abóbora e cogumelos. Além disso, o maître foi muito atencioso (palmas para o atendimento nos restaurantes em Copenhagen, nunca vi algo igual), ele explicava cada um dos pratos com uma paixão visível, desde os ingredientes até a execução. O ambiente também merece atenção, tipicamente dinamarquês, minimalista, rústico e perfeito.

Höst
Nørre Farimagsgade 41, 1364 København K

XLMV9129

BWNL5934

DSCF6961

DSCF6964

O Höst representa perfeitamente toda essa “traditional New Nordic food” que colocou a Dinamarca na lista de destinos mais foodies. Mas antes de falar um pouquinho da comida, vamos falar um pouquinho do design do lugar. Tipicamente escandinavo: minimalista, com muita madeira e um verdadeiro colírio para os olhos. O Höst já ganhou 3 prêmios internacionais de design incluindo o World’s Best-Designed Restaurant no the Restaurant & Bar Design Awards.
Agora falando da comida. Eu escolhi jantar no Höst na primeira noite, logo quando cheguei em Copenhagen, porque achei que seria perfeito começar a viagem com uma cozinha tipicamente nórdica with a twist. A idéia foi ótima pois o jantar acabou sendo uma inesquecível imersão a esse mundo.

– Lagkagehuset
Diversos endereços

Apenas uma coisa: provem o kanelstang dessa padaria maravilhosa que vocês não vão se arrepender. O meu único arrependimento é de não ter comido uns oito antes de voltar pra casa.

Copenhagen Street Food
PapirØen/The Paper Island Warehouse 7 & 8 Trangravsvej 14, 1436 Copenhagen K

Amo esses espaços dedicados a street food, é muita comida boa concentrada em um único lugar. O street food market de Copenhagen é ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL, não tem como não ir. São muitas opções: churrasco brasileiro, comida chinesa, colombiana, indiana, smørrebrød, hambúrguer… Aqui tem uma listinha com todos os stands, um mais legal que o outro. Eu queria comer tudo mas fui bem comportada e escolhi só um. Comi um sanduíche de pato desfiado no Duck It e não me arrependi. Pato mais suculento que eu já provei na vida. Não tirei foto do sanduíche então pra ilustrar o lugar, uma foto (acima) tirada na frente do street food market mostrando porque os dinamarqueses são as pessoas mais felizes do mundo.

1/2. The Coffee Collective  3. Atelier September  4. Hotel SP34

1/2. The Coffee Collective
3. Atelier September
4. Hotel SP34

The Coffee Collective (1/2)
Diversos endereços mas o endereço do que eu fui é Godthåbsvej 34B 2000 Frederiksberg

DSCF7282

DSCF7264

Se eu morasse em Copenhagen eu praticamente viveria neste lugar. Eles tem diversos endereços mas esse que eu fui que fica em Godthåbsvej é a roastery e head office do Coffee Collective então vale muito a pena conhecer. O lugar é LINDO, os baristas são uns amores, o café é incrível e a comida é deliciosa.

Atelier September (3)
Gothersgade 30, 1123 København K

A torrada com abacate mais deliciosa da vida. O lugar é uma graça e pelo que eu li, está sempre lotado. No dia que fui, tive que esperar um pouco mas nada de mais. Vale muito a pena guardar uma manhã pra tomar um café da manhã bem demorado por lá.

Hotel SP34 (4)
Sankt Peders Stræde 34, 1453 København
Acho que nunca dei a dica de um hotel aqui no blog, mas o SP34 merece uma exceção :) Ele fica bem localizado, perto de uma área movimentada mas em uma rua calma (e linda!), os quartos são super design e o staff é bem atencioso. Tem um restaurante de burgers chamado Cocks and Cows que infelizmente eu não tive tempo de conhecer, mas que parece uma delícia.

Noir Kaffekultur
Engelbrektsgatan 6, 211 33 Malmö

DSCF7137

Eu passei apenas uma tarde em Malmö mas mesmo se o tempo foi curto, consegui encontrar um café graçinha!

3 Responses to “Mini-guia: onde comer em Copenhagen (+ um hotel e um café em Malmö)”

Leave a Reply

Basic HTML is allowed. Your email address will not be published.

Subscribe to this comment feed via RSS

